Functional activities and applications of Pequi Oil: a systematic review and meta-analysis

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5327/fst.485

Keywords:

pequi oil, potential, industrial application, functional property

Abstract

Pequi oil is a promising raw material known for its high content of unsaturated fatty acids, polyphenols, and carotenoids. This systematic review focuses on its potential and industrial applications. A total of 27 studies were selected, and 14 were meta-analyzed. The results demonstrated the oil’s potential in the food industry, where natural antioxidants served as preservatives, stabilizers, and additives, thereby extending the shelf life of products like yogurt and cheese. Additionally, pequi oil has applications in pharmaceuticals, phyto-cosmetics, as well as in nano-emulsions and nanocomposites. The meta-analysis revealed a total effect size of 0.73 with a 95% confidence interval of 0.67–0.79 and a significant p-value (p < .01). Heterogeneity was observed (I2 = 95%; p < .0011), supporting the practical application of pequi oil in various therapeutic interventions. These include antioxidant, anti-inflammatory, antigenotoxic, and anticarcinogenic effects, as well as potential treatments for diseases related to oxidative stress, glycemic control, anemia, reduction of low-density lipoproteins cholesterol, osteoarthritis symptoms, and dermal wound healing. Pequi oil shows considerable potential for product development across various industrial sectors. However, it is essential to explore alternative methods of its exploitation to expand its practical applications and foster new product development.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leilson Rocha Bezerra, Universidade Federal de Campina Grande, Departamento de Medicina Veterinária, Patos, Paraíba, Brazil.

PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDRAL DE CAMPINA GRANDE. Graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (2004), Mestre em Zootecnia pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Campina Grande (2006), e Doutor em Zootecnia pelo Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Atuou como Pesquisador Visitante na Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia em Nutrição de Ruminantes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou Pos-Doutorado em Biomaterias Aplicados pela Universidad del Granada, Espanha. Atuou como Docente pela Universidade Federal do Piauí de Agosto de 2008 à Janeiro de 2018, onde esteve lotado no Campus Professora Cinobelina Elvas, na cidade de Bom Jesus, ministrando as disciplinas Nutrição de Animais Ruminantes e Bovinocultura de Leite nos Cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia. Nos três cursos o Professor orientou diversos discentes em Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), na Iniciação Científica (IC) e tecnológica (IT) com o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área de atuação assim como na Extensão Rural, com trabalhos junto a comunidades locais. Atuou também na Coordenação do Curso de Graduação em Zootecnia, além de ter sido Gestor da Fazenda Experimental Alvorada do Gurguéia e Assessor de Pesquisa do Campus. Na Pós-Graduação, o Professor participou como Membro Permanente e Coordenador do Programa de Mestrado em Zootecnia e Mestrado e Doutorado em Ciência Animal da Universidade Federal do Piauí. Em janeiro de 2018 foi redistribuído para Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), Unidade Acadêmica de medicina Veterinária (UAMV) onde atualmente é membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e do PPG em Ciência e Saúde Animal. Atua como Editor Científico e como Consultor ad hoc em vários periódicos internacionais, nacionais e Agências de fomento Estadual e Federal. O Professor Leilson já publicous mais de 200 artigos cinetificos em Revistas de Alto impactos e indexadas em bases de dados. Alguns de seus trabalhos já foram premiados, tendo trabalhos entre os mais relevantes Na The Journal of Agricultural Science de Cambridge, Scientific Reports da Nature. Dentre suas orientações, ganhou menção honrosa no prêmio Melhor Dissertação, na área de Zootecnia e Recursos Pesqueiros da Sociedade Nordestina de Produção Animal em 2019. Foi Coordenador de do Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal do CSTR/UFCG entre 2019 e 2023. Atualmente esta em período sabático, realizando Pos-doutoramento na University of Reno e new Mexico State University, EUA

Marthyna Pessoa de Souza, Universidade Federal de Campina Grande, Departamento de Medicina Veterinária, Patos, Paraíba, Brazil.

Possui graduação em biomedicina (2008), mestrado (2010) e doutorado(2014) em Ciências Biológicas com ênfase em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco com período sanduíche na Universidade do Minho (Portugal). Pós-doutorado em Ciência e Saúde Animal pela Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Microbiologia, Biotecnologia e Ciência e Tecnologia dos Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: extração e caracterização de polissacarídeos, compostos bioativos antimicrobianos, desenvolvimento de biomateriais, nanotecnologia, aproveitamento de resíduos agrícolas, aplicações biológicas de biomoléculas, e tecnologia de alimentos. Tem experiência docente no ensino superior como professora substituta do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco e como professora visitante da Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A nível de Pós-Graduação ministrou aulas na Especialização em Ecologia e Educação ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Saúde Animal da UFCG (PPGSA). Na UFCG atuou como coordenadora de projetos de pesquisa e extensão e orientou alunos na especialização em Ecologia e Educação Ambiental e coorientou teses no PPGCSA. Coordenou o projeto de pesquisa "Bioprospecção de biomoléculas da flora da Caatinga com potenciais aplicações biotecnológicas: Uma estratégia para a conservação desse bioma genuinamente brasileiro" (MCT/CNPq 42399320186)

Edson Cavalcanti da Silva Filho , Universidade Federal do Piauí, Departamento de Química, Teresina, Piauí, Brazil.

Possui doutorado em Ciências, na área de Química, com tese desenvolvida na área de biopolímeros (modificação, caracterização e interação com moléculas inorgânicas) pela Unicamp (2008), mestrado em Química Inorgânica pela UFPB (2005), com dissertação desenvolvida na área de materiais a base de fosfato de cálcio, é Licenciado em Química pela UEPB (2003). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Química da UFPI, atuando nos Programas de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais (Mestrado e Doutorado) e Química (Mestrado e Doutorado). Tem experiência na área de Química e Ciência dos Materiais, com ênfase em Biomateriais e Biopolímeros, atuando principalmente nos seguintes temas: modificação de superfícies hidroxiladas ou nitrogenadas (celulose, quitosana, gomas, sílica, sílica mesoporosa, filossilicatos, argilas e fosfatos), caracterização de materiais, sorção de espécies, estudos de liberação controlada de espécies, materiais aplicados ao agronegócio, estudos com biomateriais a base de fosfatos, propriedades microbianas, cicatrização de feridas e fotodegradação de espécies poluentes através de argilas naturais com óxidos incorporados. Já possui mais de 300 artigos publicados ou aceitos em periódicos, dois deles sendo escolhido para ser capa de revista, mais de 350 trabalhos apresentados/publicados em anais de eventos, 55 orientações de Iniciação Científica concluídas, 29 Trabalhos de Conclusão de Curso, 41 Dissertações de mestrado concluídas entre orientador e co-orientador, 26 orientações e co-orientações de doutorado concluídas e 9 supervisões de pós-doutorado, além de 11 pedidos de patentes. Atualmente está orientando 2 alunos de iniciação, 3 dissertações de mestrado, 6 teses de doutorado, além de três supervisões de pós-doutorados. Possui projetos aprovados em âmbito Nacional e Internacionais, com parcerias com diversas instituições, entre elas: UFPB, UFCG, UFRN, UFMA, USP, UNICAMP, Universidade de Coimbra, Universidade Católica do Porto, Universidade de Granada, Universidade de Sevilla, Universidade de Málaga, Universidade Católica San Pablo e Universidade de Paris VI. Já participou de diversas bancas de mestrado e de doutorado, e é bolsista de produtividade em pesquisa, mudando para nível 1C em Março de 2024, pelo CNPq, há 4 anos. possui experiência em diversos cargos administrativos. Alguns de seus trabalhos já foram premiados, tendo trabalhos entre os mais relevantes por cerca de 4 anos pela BioMedLib e artigo com maior número de Download na revista Colloids and Surface B: Biointerface. Dentre suas orientações, ganhou menção honrosa no prêmio CAPES de tese (2016), melhor tese concluída e melhor tese em andamento na área de Ciências Exatas e Engenharia na UFPI.

Kataryne Árabe Rimá de Oliveira , Universidade Federal da Paraíba, Departamento de Nutrição, João Pessoa, Paraíba, Brazil.

Nutricionista graduada pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Mestrado (2014) e Doutorado (2018) em Ciências da Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba, na linha de pesquisa de Análise e Controle de Qualidade de Alimentos. Possuí experiência nas áreas de Alimentação coletiva e Gestão de Unidade Produtora de Refeição, assim como em microbiologia de alimentos, tecnologia dos alimentos, segurança alimentar e controle do desenvolvimento de microrganismos por meio do uso de antimicrobianos naturais. Atualmente realiza pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição da Universidade Federal da Paraíba.

Abrahão Alves de Oliveira Filho , Universidade Federal de Campina Grande, Unidade Acadêmica de Ciências Biológicas, Patos, Paraíba, Brazil.

Possui graduação em Farmácia (2009) com habilitação em Análises Clínicas (2010) pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Análises Clínicas (2011), Citologia Clínica (2016) e Docência no Ensino de Ciências Biológicas (2023). Possui Mestrado (2012) e Doutorado (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos/UFPB. Atualmente, é professor Adjunto IV da Universidade Federal de Campina Grande-PB e atua como membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência e Saúde Animal (PPgCSA-UFCG) e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos (PPgDITM-UFPB). Possui experiência em pesquisa nas áreas de Ciências Biológicas e da Saúde envolvendo estudos in silico e in vitro, bem como, é coordenador em projetos de ensino e extensão.

André Leandro da Silva, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Patos, Paraíba, Brazil.

Graduado em Química pela Universidade Estadual da Paraíba (2008), Especialista em Metodologia do Ensino de Química pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2009) e Doutor em Biotecnologia (Área: Engenharia Química, Subárea: Polímeros) pela Universidade Federal do Ceará (2014). Atualmente é Químico da Universidade Federal de Campina Grande (2008) e docente permanente/orientador no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal/CSTR na mesma instituição (2017), desenvolvendo pesquisas na busca de soluções tecnológicas, melhoramento e geração de produtos/processos inovadores e ambientalmente corretos. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Geral e Química Analítica, nas áreas de Engenharia Química e de Materiais, com ênfase em tecnologia de microencapsulação de ingredientes alimentícios e compostos bioativos, caracterização de materiais. Coordenador do Laboratório de Nutrição Animal

Rosália Severo de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Patos, Paraíba, Brazil.

Doutora em Qualidade Alimentar pela Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).Professora da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Odontologia, CSTR/Campus de Patos (PB). Atualmente leciona as disciplinas de Microbiologia. Microbiologia Clínica e Microbiologia dos Alimentos e da Água. Tem experiência nas áreas de Bioquímica e Genética de microrganismos. Atua nas áreas de Saúde Publica, com Qualidade e Segurança dos Alimentos, Saúde Animal e Meio Ambiente, na interface da Saúde Única.

Juliana Paula Felipe de Oliveira , Universidade Federal de Sergipe, Departamento de Zootecnia, Nossa Senhora da Glória, Sergipe, Brazil.

Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) (2006-2010). Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGZ - UFRPE) (2011-2013). Doutorado pelo Programa de Doutorado Integrado em Zootecnia da mesma instituição (PDIZ-UFRPE) (2013-2017). Atua na área de Zootecnia com ênfase em nutrição e produção de ruminantes, análise e avaliação de alimentos, sistemas de alimentação para animais ruminantes,avaliação de carcaças e qualidade da carne. Foi pesquisadora em estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Campina Grande pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (CAPES e FAPESQ) na UFCG colaborando em projetos relacionados à conservação de forragem, avaliação de carcaças e qualidade da carne, alimentos alternativos e otimização de dietas para ruminantes no semiárido. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe (Departamento de Zootecnia do Sertão) - UFS/DZOS e Docente Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciência e Saúde Animal da Universidade Federal de Campina Grande/Centro de Saúde e Tecnologia Rural - UFCG/CSTR onde orienta alunos de Mestrado nas linhas de Pesquisa Nutrição e Alimentação e Ruminantes/Manejo Produtivo de Ruminantes. Atua como Ad hoc em periódicos de impacto nacional e internacional na grande área de conhecimento de ciências agrárias.

References

Borges, O. M. A., Araújo, I. M. S., Canuto, K. M., Carvalho, J. D., Magalhães, H. C. R., Rodrigues, T. H. S., Carioca, J. O. B., & Gaban, S. V. F. (2022). Pequi pulp oil: Effect on the physicochemical, nutritional, and textural properties of cottage cheese. Food Science and Technology, 42, Article e37221. https://doi.org/10.1590/fst.37221

Brito, R. M., Barcia, M. T., Farias, C. A. A., Zambiazi, R. C., Marchi, P. G. F., Fujimori, M., Honorio-França, A. C., França, E. L., & Pertuzatti, P. B. (2022). Bioactive compounds of pequi pulp and oil extracts modulate antioxidant activity and antiproliferative activity in cocultured blood mononuclear cells and breast cancer cells. Food and Nutrition Research, 66. https://doi.org/10.29219/fnr.v66.8282

Carneiro, C. R., Alhaji, A. M., Silva, C. A. S., Sousa, R. C. S., Monteiro, S., & Coimbra, J. S. R. (2023). Potential challenges of the extraction of carotenoids and fatty acids from pequi (Caryocar brasiliense) oil. Foods, 12(9), Article 1907. https://doi.org/10.3390/foods12091907

Castelo, R. M., Silva, L. C., Sousa, J. R., Magalhães, H. C. R., & Furtado, R. F. (2020). Development and Characterization of Pequi Oil (Caryocar coriaceum wittm.) Microparticles by Vibration Nozzle Encapsulation. Macromolecular Symposia, 394(1), Article 2000061. https://doi.org/10.1002/masy.202000061

Cedran, M. F., Rodrigues, F. J., Sato, H. H., & Bicas, J. L. (2022). Optimization of a water-in-oil emulsion containing Limosilactobacillus reuteri: Applicability of pequi oil as a continuous phase. Current Research in Biotechnology, 4, 318–325. https://doi.org/10.1016/j.crbiot.2022.07.003

Cicero, N., Albergamo, A., Salvo, A., Bua, G. D., Bartolomeo, G., Mangano, V., Rotondo, A., Stefano, V., Bella, G., & Dugo, G. (2018). Chemical characterization of a variety of cold-pressed gourmet oils available on the Brazilian market. Food Research International, 109, 517–525. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2018.04.064

Comunian, T. A., Silva, M. P., Moraes, I. C. F., & Favaro-Trindade, C. S. (2020). Reducing carotenoid loss during storage by co-encapsulation of pequi and buriti oils in oil-in-water emulsions followed by freeze-drying: Use of heated and unheated whey protein isolates as emulsifiers. Food Research International, 130, Article 10890. https://doi.org/10.1016/j.foodres.2019.108901

Cornelio-Santiago, H. P., Bodini, R. B., Mazalli, M. R., Gonçalves, C. B., Rodrigues, C. E. C., & Oliveira, A. L. (2022). Oil extraction from pequi (Caryocar brasiliensis Camb.) and sacha inchi (Plukenetia huayllabambana sp. Nov.) almonds by pressurized liquid with intermittent purge: The effects of variables on oil yield and composition. Journal of Supercritical Fluids, 182, Article 105527. https://doi.org/10.1016/j.supflu.2022.105527

Costa, J. G. M., Brito, S. A., Nascimento, E. M. M., Botelho, M. A., Rodrigues, F. F. G., & Coutinho, H. D. M. (2011). Antibacterial Properties of Pequi Pulp Oil (Caryocar coriaceum – WITTM.). International Journal of Food Properties, 14(2), 411–416. https://doi.org/10.1080/10942910903207744

Coutinho, D. S., Pires, J., Gomes, H., Pohlmann, A. R., Guterres, S. S., Silva, P. M. R., Martins, M. A., Ferrarini, S. R., & Bernardi, A. (2020). Pequi (Caryocar brasiliense Cambess)-loaded nanoemulsion, orally delivered, modulates inflammation in LPS-induced acute lung injury in mice. Pharmaceutics, 12(11), Article 1075. https://doi.org/10.3390/pharmaceutics12111075

Evangelista-Silva, P. H., Prates, R. P., Leite, J. S. M., Moreno, L. G., Goulart-Silva, F., & Esteves, E. A. (2021). Intestinal GLUT5 and FAT/CD36 transporters and blood glucose are reduced by a carotenoid/MUFA-rich oil in high-fat fed mice. Life Sciences, 279, Article 119672. https://doi.org/10.1016/j.lfs.2021.119672

Geöcze, K. C., Barbosa, L. C. A., Lima, C. F., Ferruzzi, M. G., Fidêncio, P. H., Sant’ana, H. M. P., & Silvério, F. O. (2021). Caryocar brasiliense Camb. fruits from the Brazilian Cerrado as a rich source of carotenoids with pro-vitamin A activity. Journal of Food Composition and Analysis, 101, Article 103943. https://doi.org/10.1016/j.jfca.2021.103943

Horn, M. M., Martins, V. C. A., Fernandes, Y. O. M., Vulcani, V. A. S., & Plepis, A. M. G. (2018). Development and characterization of collagen/gelatin films and gels incorporated with pequi oil. Journal of Applied Polymer Science, 135(33), Article 46627. https://doi.org/10.1002/app.46627

Junior, A. J., Leitão, M. M., Bernal, L. P. T., Santos, E., Kuraoka-Oliveira, Â. M., Justi, P., Argandoña, E. J. S., & Kassuya, C. A. L. (2020). Analgesic and anti-inflammatory effects of Caryocar brasiliense. Anti-Inflammatory and Anti-Allergy Agents in Medicinal Chemistry, 19(3), 313–322. https://doi.org/10.2174/1871523018666190408144320

Lima, J. R., Souza, A. C. R., Magalhães, H. C. R., & Pinto, C. O. (2020). Pequi Kernel oil extraction by hydraulic pressing and its characterization. Revista Brasileira de Fruticultura, 42(5), Article e-456. https://doi.org/10.1590/0100-29452020456

Lisboa, M. C., Wiltshire, F. M. S., Fricks, A. T., Doriva, C., Carrière, F., Lima, A. S., & Soares, C. M. F. (2020). Oleochemistry potential from Brazil northeastern exotic plants. Biochimie, 178, 96–104. https://doi.org/10.1016/j.biochi.2020.09.002

Lorenzo, N. D., Santos, O. V., & Lannes, S. C. S. (2021). Fatty acid composition, cardiovascular functionality, thermogravimetric-differential, calorimetric and spectroscopic behavior of pequi oil (Caryocar villosum (Alb.) Pers.). Food Science and Technology, 41(2), 524–529. https://doi.org/10.1590/fst.16420

Marangon, C. A., Bertolo, M. R. V., Martins, V. C. A., Nitschke, M., & Plepis, A. M. G. (2021). Formulation of chitosan/gelatin/pequi oil emulsions: Rheological, thermal, and antimicrobial properties. ACS Applied Polymer Materials, 3(11), 5826–5835. https://doi.org/10.1021/acsapm.1c01036

Murtaza, M. S., Sameen, A., Huma, N., & Hussain, F. (2017). Influence of hydrocolloid gums on textural, functional and sensory properties of low fat cheddar cheese from buffalo milk. Pakistan Journal of Zoology, 49(1), 27–34. http://doi.org/10.17582/journal.pjz/2017.49.1.27.34

Nascimento, R. T., Silva, H. S., Matos, J. M. E., & Santos, M. R. C. (2019). In vitro release and antioxidative potential of pequi oil-based biopolymers (Caryocar brasiliense Cambess). Journal of Polymer Research, 26, Article 183. https://doi.org/10.1007/s10965-019-1836-z

Nascimento-Silva, N. R. R., Naves, M. M. (2019). Potential of Whole Pequi (Caryocar spp.) Fruit-Pulp, Almond, Oil, and Shell-as a Medicinal Food. Journal of Medicinal Food, 22(9), 952–962. https://doi.org/10.1089/jmf.2018.0149

O'Dea, R. E., Lagisz, M., Jennions, M. D., Koricheva, J., Noble, D. W. A, Parker, T. H., Gurevitch, J., Page, M. J., Stewart, G., Moher, D., & Nakagawa, S. (2021). Preferred reporting items for systematic reviews and meta-analyses in ecology and evolutionary biology: a PRISMA extension. Biological Reviews of the Cambridge Philosophical Society, 96(5), 1695–1722. https://doi.org/10.1111/brv.12721

Oliveira, E. R., Fernandes, R. V. B., Botrel, D. A., Carmo, E. L., Borges, S. V., & Queiroz, F. (2018). Study of different wall matrix biopolymers on the properties of spray-dried pequi oil and on the stability of bioactive compounds. Food and Bioprocess Technology, 11, 660–679. https://doi.org/10.1007/s11947-017-2027-8

Ombredane, A. S., Araujo, V. H. S., Borges, C. O., Costa, P. L., Landim, M G., Pinheiro, A. C., Szlachetka, I. O., Benedito, L. E. C., Espindola, L. S., Dias, D. J. S., Oliveira, D. M., Chaker, J. A., Silva, S. W., Azevedo, R. B, & Joanitti, G. A. (2020). Nanoemulsion-based systems as a promising approach for enhancing the antitumoral activity of pequi oil (Caryocar brasilense Cambess.) in breast cancer cells. Journal of Drug Delivery Science and Technology, 58, Article 101819. https://doi.org/10.1016/j.jddst.2020.101819

Pateiro, M., Munekata, P. E. S., Sant'Ana, A. S., Domínguez, R., Rodríguez-Lázaro, D., & Lorenzo, J., M. (2021). Application of essential oils as antimicrobial agents against spoilage and pathogenic microorganisms in meat products. International Journal of Food Microbiology, 337, Article 108966. https://doi.org/10.1016/j.ijfoodmicro.2020.108966

Pereira, F. F. G., Feitosa, M. K. S. B., Costa, M. S., Tintino, S. R., Rodrigues, F. F. G., Menezes, I. R. A., Coutinho, H. D. M., Costa, J. G. M., & Sousa, E. O. (2020). Characterization, antibacterial activity and antibiotic modifying action of the Caryocar coriaceum Wittm. pulp and almond fixed oil. Natural Product Research, 34(22), 3239–3243. https://doi.org/10.1080/14786419.2018.1552955

Pires, J., Cargnin, S. T., Costa, S. A., Sinhorin, V. D. G., Damazo, A. S., Sinhorin, A. P., Bicudo, R. C., Cavalheiro, L., Valladão, D. M. S., Pohlmann, A. R., Guterres, S. S., & Ferrarini, S. R. (2020). Healing of dermal wounds property of Caryocar brasiliense oil loaded polymeric lipid-core nanocapsules: formulation and in vivo evaluation. European Journal of Pharmaceutical Sciences, 150, Article 105356. https://doi.org/10.1016/j.ejps.2020.105356

Rodrigues, K. O. (2024). (In)visibilidade acadêmica no campo da cancerologia brasileira a partir do comportamento de citação: “escolhas mais ou menos conscientes” dos docentes-pesquisadores acerca do Qualis/Capes e Fator de Impacto do periódico. Liinc em Revista, 20(1), Article e7047. https://doi.org/10.18617/liinc.v20i1.7047

Roll, M. M., Miranda-Vilela, A. L., Longo, J. P. F., Agostini-Costa, T. S., & Grisolia, C. K. (2018). The pequi pulp oil (Caryocar Brasiliense Camb.) provides protection against aging-related anemia, inflammation and oxidative stress in Swiss mice, especially in females. Genetics and Molecular Biology, 41(4), 858–869. https://doi.org/10.1590/1678-4685-GMB-2017-0218

Silva, G. T., Fernandes, C. P., Hiane, P. A., Freitas, K. C., Figueiredo, P. S., Inada, A. C., Filiú, W. F., Maldonade, I. R., Nunes, A. A., Oliveira, L. C. S., Caires, A. R. L., Michels, F., Candido, C. J., Cavalheiro, L. F., Asato, M. A., Donadon, J. R., Faria, B. B., Tatara, M. B., Croda, J. H. R., Pott, A., ... Guimarães, R. C. A. (2020). Caryocar brasiliense Cambess. pulp oil supplementation reduces total cholesterol, LDL-c, and Non-HDL-c in animals. Molecules, 25(19), Article 4530. https://doi.org/10.3390/molecules25194530

Silva, L. C., Castelo, R. M., Magalhães, H. C. R., Furtado, R. F., Cheng, H. N., Biswas, A., & Alves, C. R. (2022). Characterization and controlled release of pequi oil microcapsules for yogurt application. LWT, 157, Article 113105. https://doi.org/10.1016/j.lwt.2022.113105

Silva, L. C., Nascimento, M. A., Mendes, L. G., Furtado, R. F., Costa, J. M. C., & Cardoso, A. L. H. (2018). Optimization of cashew gum and chitosan for microencapsulation of pequi oil by complex coacervation. Journal of Food Processing and Preservation, 42, Article e13538. https://doi.org/10.1111/jfpp.13538

Traesel, G. K., Lima, F. F., Santos, A. C., Souza, R. I. C., Cantadori, D. T., Kretschmer, C. R., Navarini, V. J., & Oesterreich, S. A. (2017). Evaluation of embryotoxic and teratogenic effects of the oil extracted from Caryocar brasiliense Cambess pulp in rats. Food and Chemical Toxicology, 110, 74–82. https://doi.org/10.1016/j.fct.2017.10.018

Van Hoed, V. (2010). Phenolic compounds in seed oils. Lipid Technology, 22(11), 247–249. https://doi.org/10.1002/lite.201000063

Downloads

Published

2025-09-26

How to Cite

Figueiredo, S. de A., Rocha Bezerra, L., Souza, M. P. de, Silva Filho , E. C. da, Oliveira , K. Árabe R. de, Oliveira Filho , A. A. de, Leandro da Silva, A., Medeiros, R. S. de, & Oliveira , J. P. F. de. (2025). Functional activities and applications of Pequi Oil: a systematic review and meta-analysis. Food Science and Technology, 45. https://doi.org/10.5327/fst.485

Issue

Section

Review Articles